Pisos Antiderrapante

PISO ANTIDERRAPANTE: CONHEÇA O MODELOS E VANTAGENS

A aparência e toda a estética de um ambiente tem sido cada vez mais valorizada, pois oferece um ambiente mais agradável e confortável. Existem muitos itens a analisar para criar um ambiente que seja esteticamente admirado e que atenda as expectativas, seja para os moradores em casos residenciais ou para o público em casos comerciais e profissionais.

A preocupação em criar esses ambientes tem sido uma questão geral para as casas, empresas e comércios. Com isso o investimento para que toda a composição considerando, móveis, decoração, paredes, cores, objetos, pisos e muitos outros pontos possam criar um local harmônico entre todos os elementos.

É necessário estabelecer um padrão para que possa promover a combinação de todas as composições, para a formação de um ambiente que atenda os conceitos de estética definidos.

Principalmente nas casas, os moradores buscam por soluções econômicas e que consiga atender suas necessidades e suas preferências visuais, por isso, o ambiente familiar costuma seguir um padrão e maior combinação entre móveis, decoração, cores, paredes e pisos.

Um item fundamental são os pisos, devido a variedade de modelo é preciso verificar qual o conceito e quais as preferências para estabelecer qual será escolhido, e também é necessário fazer uma vasta pesquisa para identificar qual melhor atende a necessidade, além da preocupação com a estética. também é necessário preocupar-se com a segurança como é o caso o piso antiderrapante.

QUAL A FUNÇÃO DOS PISOS?

São materiais que servem como revestimento de um concreto a fim de nivelar determinado solo, e fazer com que ofereça melhor aparência a determinado local e além disso oferecer maior segurança, ainda mais quando são antiderrapantes. Veja alguns pontos a considerar ao instalar os pisos:

  • Medidas do local;
  • Quantidade de material;
  • Material, sendo os mais comuns porcelanato e cerâmica;
  • Modelo de piso, considerando cor, tamanho e desenhos;
  • Definição de argamassa e rejuntes.

PONTOS A CONSIDERAR NA ESCOLHA DO MATERIAL

Antes da instalação é importante verificar as medidas do local em que os pisos serão aplicados, após ter as medidas definidas será necessário para calcular a quantidade de material que será utilizado, estando atento ao tamanho do material, pois cada um possui dimensões diferentes.

Após isso é necessário escolher qual o melhor modelo para para a instalação do local desejado, pois existem diversos modelos com cores e desenhos diferenciados, é importante observar o local em que será instalado, pois para locais úmidos é importante que o piso seja antiderrapante para oferecer maior segurança.

Outro ponto é escolher a argamassa considerando a qualidade do material, pois é o fixador entre o piso e o concreto base, a escolha desse produto é fundamental para que o material seja colado com eficiência, com isso evitar probabilidades de deslocamentos.

INSTALAÇÃO PADRÃO

A instalação pode ser feita por um profissional ou por qualquer pessoa, porém é preciso que alguns cuidados sejam considerados no momento da instalação, no intuito de que tenha maior qualidade.

Após definir os materiais que serão utilizados, é necessário iniciar o processo, sendo o primeiro passo é verificar se a base está nivelada, pois é preciso que o nível seja equivalente, caso tenha alguma irregularidade é preciso rebocar até que a base esteja regular.

É necessário preparar a argamassa seguindo as instruções descritas na embalagem, pois cada fabricante oferece formas de preparação diferentes, podendo variar. Aplique a argamassa no local e posicione o piso com bastante atenção para posicionar uma única vez de forma correta, é importante que esse processo seja feito com um martelo de borracha para melhor posicionamento e assentamento do material.

O espaçador é um elemento muito importante para manter um padrão de distância entre uma peça e outra. Assim que o piso for assentado, aplique o rejunte entre os espaçamentos, retirando os excessos após vinte minutos da aplicação, se atentando para que não risque o material.

Assim que todas as peças forem aplicadas e o excesso de rejunte seja eliminado é necessário esperar cerca de setenta e duas horas para circular no ambiente, pois a circulação precoce pode prejudicar no resultado, fazendo com que as peças sejam desajustadas.

COMO IDENTIFICAR SE AS PEÇAS FORAM INSTALADAS CORRETAMENTE

Quando o período de espera passar, é necessário verificar se o resultado foi positivo e se as peças foram fixadas corretamente, para isso, bata com os dedos nas peças e se escutar um som oco significa que a argamassa não foi distribuída corretamente em toda a composição e por isso não foi totalmente colada.

Verifique também se o piso está nivelado, especialmente na região das portas, pois é necessário que as portas deslizem facilmente em sua abertura. Se houver alguma falha, verifique se todo o piso precisa ser trocado ou se apenas a substituição de uma peça resolverá a situação. Essas dicas são fundamentais para a instalação correta de cerâmicas ou porcelanatos, mas caso não sinta segurança em aplicar é possível contar com a ajuda de um profissional de confiança.

MODELOS DE PISO ANTIDERRAPANTE E COMUM

Existem também variados materiais os quais os pisos são compostos, podendo oferecer variedades de compra, com isso atender expectativas diferentes. Veja abaixo alguns modelos de piso:

1- Cerâmica

É o piso mais comum e utilizado, possui vários tamanhos, formatos, cores e desenhos, é facilmente encontrado e pode ser instalado tanto em ambientes internos como externos. É um material resistente e adaptável para diferentes locais.

2-Porcelanato

É feito por um material mais sofisticado e costuma ter maior custo, podem ser semi-polidos, polidos e rústico. Costumam imitar granitos, mármores e madeiras, é composto por diferentes texturas e tamanhos.

3-Laminado em madeira

É um piso que não precisa passar pelo processo de colagem, pode ser encaixado através de uma manta que é fixada pelos rodapés. São considerados como materiais sustentáveis devido ser madeira reflorestada.

4- Granito

É um material muito resistente e possui diversas tonalidades, pode ser utilizado em diversos ambientes, porém costumam ser mais usados em locais com grande circulação como shopping, hospitais e aeroportos, pois oferecem maior durabilidade. Seu preço varia de acordo com sua raridade, quanto mais raro maior o preço da peça.

5-Mármore

É um material com custo elevado devido não ser tão produzido no Brasil, pois é considerada uma rocha. Possui uma cor mais uniforme e é caracterizada por linhas que mesclam com a cor base.

6-Silestone

É uma peça formada por diferentes minerais e pigmentos, possuem um custo bem elevado e costumam oferecer texturas diferenciadas atendendo a diferentes gostos, porém não é tão utilizado devido ao alto custo.

7- Vinílico

É formado por estruturas de PVC e geralmente imitam a madeira, podendo ter dimensões variadas dependendo do fabricante. A instalação também é feita através de encaixes na manta. É recomendado que sejam usados em áreas internas e com menor circulação de pessoas.

8- Tábua corrida

É um material muito sofisticado e é extraído de madeira natural, porém não é sustentável e são mais indicadas para as áreas internas e para que tenham maior durabilidade é importante que sejam tratadas com verniz.

9-Lajota e ladrilhos

São materiais de alto custo, já foram muito utilizados antigamente, porém tem sido pouco comum atualmente. É uma peça artesanal com diferentes texturas e são a base de cimento.

10- Cimento queimado

É um piso de baixo custo e uma ótima peça para áreas internas e externas. Proporciona um ambiente mais rústico e costuma ser utilizado em comércios como bares, restaurantes, lojas e diversos outros segmentos.

11- Pedra Portuguesa

São facilmente encontradas em calçadas, é uma peça muito resistente, porém sua instalação exige maior trabalho, pois não são tão fáceis para assentamento o que exige maiores cuidados.

12- Pedra São Tomé

É conhecida por diversos nomes, mas são basicamente as pedras que são instaladas ao redor das piscinas, pois é um piso mais resistente, não tem contraindicação quando entra em contato com a água, e é considerado piso antiderrapante.

Existem muitos outros pisos e pedras que podem ser instaladas para a circulação segura, e além disso com uma estética agradável fazendo com que todo o ambiente esteja em sintonia, por isso os pisos tem ganhado papel fundamental e são considerados como um elemento de extrema importância na criação de um local.

NORMAS PARA APLICAÇÃO DE PISOS

Existem algumas normas que devem ser consideradas ao escolher e aplicar os pisos, especialmente quando se trata de grandes edificações, esse é um dos motivos pelo qual a presença de um profissional é fundamental a fim de verificar questões técnicas estabelecidas por essas exigências. É importante que as NBR 13816,13817, 15463 e 15769, sejam consideradas no momento da instalação, lembrando que para cada tipo de piso existem padrões e exigências diferenciadas.

Além disso, a NBR 13818 exige que alguns modelos de piso específicos sejam adequados e possuam ação de piso antiderrapante, a fim de promover maior segurança, especialmente em locais úmidos. A norma 8 regulamentadora também faz algumas menções sobre piso antiderrapante para locais de trabalho.

EFEITOS ANTIDERRAPANTE

Além do piso antiderrapante algumas substâncias já oferecidas pelo mercado podem ser aplicadas nos pisos durante a limpeza fazendo com que tenham efeito antiderrapante e oferece maior segurança ao local. A limpeza correta também é fundamental, pois é necessário que o piso seja seco após a exposição aos produtos para que não fique escorregadio.

Outra medida fundamental são as fitas antiderrapantes que podem ser aplicadas nos piso antiderrapante, especialmente quando se trata de escadas e rampas, por isso as fitas antiderrapantes são fundamentais para evitar quedas.

QUANDO É NECESSÁRIO USAR O PISO ANTIDERRAPANTE

Ao desenvolver um projeto é necessário que os profissionais como arquitetos e engenheiros definam o tipo de piso e para áreas úmidas como banheiros, cozinhas, lavanderias e áreas externas como piscina e quintal é necessário que o piso antiderrapante seja utilizado para evitar possíveis quedas devido a maior probabilidade de acidentes nessas áreas.

Os pisos com relevo ou textura rústica costumam ser menos escorregadios e são mais indicados em áreas externas, pois são mais duráveis e oferece um piso antiderrapante. Outro modelos que não foram mencionados mas que também pode ser piso antiderrapante são as pastilhas, piso emborrachado e o piso tátil que também são ótimos materiais.

PISO ANTIDERRAPANTE COMO SEGURANÇA

O piso antiderrapante além de ser um modelo de piso que pode contribuir esteticamente também tem responsabilidade na segurança de determinado local, a fim de evitar acidentes como as quedas que são comuns quando o piso é escorregadio. É importante que esse critério seja observado e considerado para diferentes ambientes.

O piso antiderrapante deve ser considerado principalmente para os ambientes profissionais e comerciais onde há uma grande circulação de pessoas, como os comércios, empresas, condomínios residenciais, pois a queda de uma pessoa pode resultar em grande prejuízo para esses locais, além do risco a saúde.

As empresas têm se preocupado cada vez mais com a segurança do local, o investimento com itens de segurança e acessibilidade tem sido priorizado cada vez mais, e o piso antiderrapante tem sido um item de segurança indispensável para qualquer área que tenha circulação de pessoas.

Além do piso antiderrapante outras medidas de segurança estão em evidência, como a instalação de corrimãos, sinalização e equipamentos de segurança, entre outros que fazem do ambiente cada vez mais seguro e confortável ao mesmo tempo.

A segurança e a estética tem sido dois fatores que andam juntos no momento de escolher qual o melhor material para ser instalado, por isso o piso antiderrapante tem sido valorizado cada vez mais especialmente para lugares públicos.

É necessário que as normas sejam consideradas para que todas as exigências do piso antiderrapante escolhido sejam seguidas no momento da instalação, por isso é muito importante que seja contratado profissionais de qualidade e de confiança.

É possível encontrar piso antiderrapante em diversos modelos no canal do Soluções Industriais, que possuem empresas especializadas no fornecimento de piso antiderrapante e que pode atender diferentes necessidades e expectativas.

Como vimos, o piso antiderrapante pode ser encontrado em diversos materiais como porcelanato, cerâmica, pedras e outros materiais, além de ser encontrado em diversas cores e dimensões podendo atender a todo tipo de local, seja comercial ou residencial além de contribuir esteticamente o piso antiderrapante é considerado um item de segurança e de acessibilidade como é o caso do piso tátil.

O investimento no piso antiderrapante tem sido cada vez maior a fim de atender as medidas de segurança e as normas estabelecidas, com isso é possível combinar estética com segurança.




Regiões onde a PISOS PVC atende Pisos Antiderrapante:

  • Selecione a região do Brasil

Regiões onde a PISOS PVC atende Pisos Antiderrapante:

  • Aclimação
  • Bela Vista
  • Bom Retiro
  • Brás
  • Cambuci
  • Centro
  • Consolação
  • Higienópolis
  • Glicério
  • Liberdade
  • Luz
  • Pari
  • República
  • Santa Cecília
  • Santa Efigênia
  • Vila Buarque
  • Brasilândia
  • Cachoeirinha
  • Casa Verde
  • Imirim
  • Jaçanã
  • Jardim São Paulo
  • Lauzane Paulista
  • Mandaqui
  • Santana
  • Tremembé
  • Tucuruvi
  • Vila Guilherme
  • Vila Gustavo
  • Vila Maria
  • Vila Medeiros
  • Água Branca
  • Bairro do Limão
  • Barra Funda
  • Alto da Lapa
  • Alto de Pinheiros
  • Butantã
  • Freguesia do Ó
  • Jaguaré
  • Jaraguá
  • Jardim Bonfiglioli
  • Lapa
  • Pacaembú
  • Perdizes
  • Perús
  • Pinheiros
  • Pirituba
  • Raposo Tavares
  • Rio Pequeno
  • São Domingos
  • Sumaré
  • Vila Leopoldina
  • Vila Sonia
  • Aeroporto
  • Água Funda
  • Brooklin
  • Campo Belo
  • Campo Grande
  • Campo Limpo
  • Capão Redondo
  • Cidade Ademar
  • Cidade Dutra
  • Cidade Jardim
  • Grajaú
  • Ibirapuera
  • Interlagos
  • Ipiranga
  • Itaim Bibi
  • Jabaquara
  • Jardim Ângela
  • Jardim América
  • Jardim Europa
  • Jardim Paulista
  • Jardim Paulistano
  • Jardim São Luiz
  • Jardins
  • Jockey Club
  • M'Boi Mirim
  • Moema
  • Morumbi
  • Parelheiros
  • Pedreira
  • Sacomã
  • Santo Amaro
  • Saúde
  • Socorro
  • Vila Andrade
  • Vila Mariana
  • Água Rasa
  • Anália Franco
  • Aricanduva
  • Artur Alvim
  • Belém
  • Cidade Patriarca
  • Cidade Tiradentes
  • Engenheiro Goulart
  • Ermelino Matarazzo
  • Guianazes
  • Itaim Paulista
  • Itaquera
  • Jardim Iguatemi
  • José Bonifácio
  • Moóca
  • Parque do Carmo
  • Parque São Lucas
  • Parque São Rafael
  • Penha
  • Ponte Rasa
  • São Mateus
  • São Miguel Paulista
  • Sapopemba
  • Tatuapé
  • Vila Carrão
  • Vila Curuçá
  • Vila Esperança
  • Vila Formosa
  • Vila Matilde
  • Vila Prudente
  • São Caetano do sul
  • São Bernardo do Campo
  • Santo André
  • Diadema
  • Guarulhos
  • Suzano
  • Ribeirão Pires
  • Mauá
  • Embu
  • Embu Guaçú
  • Embu das Artes
  • Itapecerica da Serra
  • Osasco
  • Barueri
  • Jandira
  • Cotia
  • Itapevi
  • Santana de Parnaíba
  • Caierias
  • Franco da Rocha
  • Taboão da Serra
  • Cajamar
  • Arujá
  • Alphaville
  • Mairiporã
  • ABC
  • ABCD
  • Bertioga
  • Cananéia
  • Caraguatatuba
  • Cubatão
  • Guarujá
  • Ilha Comprida
  • Iguape
  • Ilhabela
  • Itanhaém
  • Mongaguá
  • Riviera de São Lourenço
  • Santos
  • São Vicente
  • Praia Grande
  • Ubatuba
  • São Sebastião
  • Peruíbe