Pinturas Epoxica

PRATICIDADE E VERSATILIDADE COM A PINTURA EPOXICA

Você já entrou em um determinado ambiente como um estacionamento ou um shopping, por exemplo, e ao reparar nas paredes ou no piso, eles pareciam ter um aspecto brilhante? Pode ser que se trate da pintura epoxica, um tipo de revestimento que pode ser utilizado tanto em ambientes internos quanto externos, nos mais variados tipos de locais.

Shoppings, academias, restaurantes, banheiros de casas e estabelecimentos em geral... estes são alguns dos locais que podem utilizar da praticidade da pintura epoxica, que é um tipo de pintura de alta qualidade e de espessura, se comparada aos outros tipos existentes de tintas. Trata-se de uma tinta que possui aplicação prática e simplificada, além de ter tempo de secagem mais rápido do que as demais e alta resistência.

A aplicação de uma pintura epoxica pode ser feita em diversas superfícies, entre elas azulejos, pisos, cerâmicas e em estruturas metálicas. Além disso, também é possível aplicá-la em alvenarias e em madeiras não resinosas. Nessas superfícies, a pintura epoxica tem capacidade de alta eficiência e durabilidade, protegendo-os de infiltração de água, umidade, adversidades ligadas ao reboco e até mesmo o desplacamento das superfícies.

Nos locais em que possuem alta circulação de pessoas, a pintura epoxica é uma ótima opção por causa de sua resistência. Em estacionamentos, shoppings e em indústrias, indica-se realizar a aplicação da pintura epoxica com espessura de 5mm. Já nos ambientes residenciais, o indicado é aplicar a pintura epoxica com uma camada de espessura de 3mm. O resultado, em ambos casos, é um piso homogêneo, nivelado, com aparência brilhante e bonita.

VANTAGENS DO MATERIAL

A pintura epoxica realizada com qualidade tem capacidade de quatro vezes mais resistente do que o concreto, por exemplo. Ou seja, a superfície possui resistência à objetos pesados, produtos químicos e ácidos, além de possuir fácil limpeza, que pode ser realizada apenas com sabão neutro e água. Por esses motivos, a pintura epoxica costuma ser uma ótima opção para ser utilizada em garagens e pisos industriais. Outras vantagens acerca do material são:

  • Alta resistência à umidade;
  • Alta resistência à produtos químicos;
  • Alta durabilidade;
  • Diversas opções de cores;
  • Boa aderência na maioria das superfícies;
  • Impermeável;
  • Fácil de limpar.

Alta durabilidade e resistência

A alta durabilidade e a resistência à diversos fatores fazem com que essas sejam as maiores características desse tipo de pintura e, por isso, sua utilização costuma ser comum nos pisos de ambientes que possuem alta circulação de pessoas ou fatores que podem agredir, de alguma forma, a superfície.

Opções de cores variadas

Além da grande variedade de cores disponíveis no mercado existem, ainda, opções de tintas que, após serem aplicadas, criam determinados padrões que imitam texturas do arenito, um tipo de rocha que possui aparência de diversos e pequenos grãos de areia. O acabamento das tintas pode, ainda, ser acetinado, fosco ou brilhante.

Fácil de limpar

A pintura epoxica não costuma exigir manutenção e é muito fácil de limpar. Para limpa-la, basta utilizar um pano úmido com sabão neutro ou até mesmo uma vassoura com cerdas macias, fazendo movimentos leves.

Fácil aplicação

Para usá-la, não são necessárias reformas, pois sua aplicação é possível de ser realizada sem ter que retirar o contra piso. Ou seja, causa menos transtornos e é feita com mais rapidez. Após a aplicação, pode-se aguardar por menos de 48 horas para que o ambiente esteja livre para ser organizado e utilizado.

VANTAGENS DO PISO COM A PINTURA EPOXICA

Resistência à produtos químicos e água

Quando está seco, o piso com esse tipo de pintura assegura uma vedação que é capaz de proteger o concreto de infiltrações de água que possam vir a acontecer. Além disso, proporciona resistência à produtos químicos, caso sejam derramados. Deve-se analisar, no entanto, com o fabricante da tinta quais os produtos químicos que ela possui resistência, pois esse fator pode variar de uma marca para a outra.

Superfície antiderrapante

Independente de estar seca, molhada ou oleosa, existe um tipo de pintura epoxica que apresenta característica antiderrapante. Caso o ambiente se trate de um local que possui bastante tráfego, pode ser importante ter uma pintura desse tipo nos pisos. Alguns locais que ela costuma ser utilizada são em oficinas mecânicas, rampas e plataformas em geral.

Resistência ao fogo

A grande maioria das tintas desse tipo que estão disponíveis no mercado possuem a característica de serem resistentes ao fogo. Num geral, costumam conseguir suportar calores de aproximadamente 200 graus Celsius. Para se certificar que a tinta comprada realmente possui essa característica, indica-se verificar na embalagem se existe esse tipo de informação.

Resistência à impactos

A pintura epoxica não costuma trincar, apresentar craquelados ou outras adversidades que o concreto, por exemplo, pode apresentar. É por esse motivos e os outros citados acima que essa tinta costuma ser utilizada com frequência em garagens, estacionamentos, oficinas de automóveis e em armazéns, locais em que o piso costuma ter mais agressões e impactos durante o dia a dia.

PAREDES COM A PINTURA EPOXICA

Banheiros

Se o ambiente a ser pintado se trata do banheiro, a tinta epoxi é uma ótima opção. Especialmente se a pintura for realizada no banheiro todo, incluindo a área do boxe, que costuma ficar molhada. Essa tinta, como possui boa aderência na superfície e é resistente à água e à abrasão, se apresenta como uma ótima opção para esse fim.

Azulejos

Se deseja renovar um ambiente do lar no qual as paredes são constituídas de azulejos, a pintura com tinta epoxi também é uma ótima solução. Basta cobrir o revestimento com massa acrílica e, em seguida, uma demão (ou mais, caso seja necessário) da tinta.

Para que o resultado fique ainda melhor, lembre-se de limpar bem a superfície, lavando e removendo possíveis camadas de gordura e poeira do azulejo e, se o revestimento for brilhante, é importante lixar cada uma das peças. Esses cuidados prévios colaboram para que a tinta consiga aderir melhor nos azulejos.

PISOS COM ESSE TIPO DE PINTURA

Quadras poliesportivas

Como quadras desse tipo posuem bastante abrasão, afinal, nelas são realizados treinos e jogos, é de extrema necessidade que a pintura do chão seja resistente e firma para que os atritos sejam suportados. A tinta epoxi é a mais indicada para este caso. Como possui diversa opções de cores é possível, também, realizar demarcações que a quadra precisa ter.

Estacionamentos

Da mesma forma que nas quadras poliesportivas, a pintura desse tipo é ideal para ser utilizada nos pisos dos estacionamentos. Como se trata de um local que, na maioria dos casos, possui grande circulação de carros e, portanto, abrasão constante de pneus de carros, a pintura epoxica consegue manter a superfície em bom estado por mais tempo, se comparada aos outros tipos.

REVESTIMENTO EPOXI

Além da pintura epoxica existe, também, o revestimento epoxi. A diferença entre os dois está na espessura e na composição dos dois materiais. Apesar de ambos serem compostos por resina epoxi, a pintura epoxica possui espessura próxima de 0,3mm, no máximo, valor muito mais fino do que o do revestimento, que consegue alcançar até 5mm de espessura.

Devido os valores de espessura, a pintura epoxica não possui capacidade de realizar a nivelagem do piso e cobrir todas as imperfeições. Por isso, indica-se preparar a superfície antes de aplicá-la. O revestimento, no caso, possui capacidade de nivelar o piso, conseguindo corrigir possíveis defeitos como ondulações e falhas, resultando em uma superfície de boa aparência e nivelamento.

PINTURA EPOXICA: PASSO A PASSO

No caso da aplicação em pisos, é importante que sejam seguidos alguns passos para certificar-se que o resultado não será um piso frágil. Buscar a ajuda de um profissional qualificado da área, assim como em qualquer outro tipo de atividade, com certeza garante que o serviço seja realizado da melhor forma. No entanto, se deseja realizar a função por conta própria, pesquise sobre como fazer a aplicação da melhor forma e confira a seguir alguns passos que podem te auxiliar.

Para que a pintura seja realizada de forma segura, lembre-se que se trata de um produto químico e, por isso, é necessária a utilização de luvas de látex, máscara de pó e blusas de manga longa para que a pele esteja devidamente protegida.

Preparação: antes de tudo, deve ser realizada uma limpeza do piso em que a pintura epoxica será realizada. Esse processo permitirá que sejam analisadas as irregularidades existentes, caso existam.

Tratamento: após ter feito a limpeza da superfície, chega o momento de tratar as juntas, fissuras ou trincas que existem no concreto. Caso essa etapa seja pulada, com certeza a pintura epoxica terá um resultado com trincas, pois elas passarão do concreto para a parte superficial da pintura.

Aplicação do primer: essa etapa possui importância pois, ao aplicar o primer, o piso fica mais nivelado, sem buracos existentes. O primer funciona como uma espécie de "fundo" (ou base) para a pintura epoxica.

Polimento: depois do primer ser aplicado, é necessário polí-lo, pois isso faz com que as irregularidades sejam retiradas e também fornece mais garantia para que a pintura epoxica não solte com facilidade.

Aplicação da pintura: após todas essas etapas chega, então, o momento de aplicar a pintura. Basta escolher a cor desejada (existem diversas opções) e iniciar a aplicação conforme as indicações do fabricante.

Geralmente, as ferramentas que são utilizadas para realizar o procedimento com a tinta são pincéis, pistolas ou compressores, e rolos de lã sintética ou de carneiro. É importante, no momento da compra da tinta e dos materiais do processo, certificar-se sobre as normas de garantia, bem como a validade e o controle de qualidade que eles passaram, para garantir que a compra é segura.

OUTROS TIPOS DE TINTAS

O mercado oferece uma grande variedade de opções de tipos de tintas. Na hora de reformar ou construir, é importante compreender quais delas são mais indicadas para aquilo que precisa. Alguns tipos disponíveis que podem ser encontrados, além da tinta epoxi, são:

Tinta látex

Por possuir base composta por água, sua secagem costuma ser rápida. Trata-se da tinta que mais é utilizada dentro das casas, principalmente em nos quartos e salas. Como possui baixa resistência ao sol e à água, indica-se realizar a limpeza de paredes com esse tipo de tinta utilizando apenas com um pano úmido.

Tinta acrílica

A tinta acrílica é um tipo de tinta látex, mas que possui algumas resinas acrílicas adicionadas em sua composição, o que acaba lhe proporcionando impermeabilidade. Por isso, costuma ser usada em paredes externas e em cômodos que que costumam ser lavados com frequência ou que possuem algum tipo de contato com água, como banheiros e cozinhas. Sua secagem costuma ser rápida, assim como a tinta látex, e é possível encontrá-la com três tipos de acabamento: acetinada, fosca, semibrilho.

Tinta esmalte

Esse tipo de tinta foi criada a fim de realizar a substituição das tintas que possuem base de óleo e que, por isso, podem ser tóxicas dependendo de onde forem utilizados. É necessário atenção e cuidado para aplicá-la em paredes. A tinta esmalte costuma ser aplicada em superfícies de materiais como o ferro e a madeira, pois quando aplicada em paredes, pode ocorrer a formação de bolhas na tinta. Sua aparência possui uma textura que lembra à aplicação de uma fina película na superfície em que é utilizada.

Tinta à óleo

Assim como o nome indica, esse tipo de tinta é composta por um ligante que tem como base, o óleo. Sua característica principal é a capacidade de impermeabilização das superfícies que essa tinta possui, o que faz com que ela seja bastante recomendada para móveis, metal e peças de aço, por exemplo. Uma outra característica dessa tinta é que sua aplicação, caso não seja realizada com calma e atenção devida, costuma formar bolhas na pintura. Pode ser encontrada com acabamento fosco ou liso e brilhante.

À cal

Essa é uma opção mais barata e de fácil aplicação. Apesar desses pontos positivos, é importante apontar que não se trata de uma tinta lavável e que seu acabamento, na maioria das vezes, não é tão bom quanto as outras opções.




Regiões onde a PISOS PVC atende Pinturas Epoxica:

  • Selecione a região do Brasil

Regiões onde a PISOS PVC atende Pinturas Epoxica:

  • Aclimação
  • Bela Vista
  • Bom Retiro
  • Brás
  • Cambuci
  • Centro
  • Consolação
  • Higienópolis
  • Glicério
  • Liberdade
  • Luz
  • Pari
  • República
  • Santa Cecília
  • Santa Efigênia
  • Vila Buarque
  • Brasilândia
  • Cachoeirinha
  • Casa Verde
  • Imirim
  • Jaçanã
  • Jardim São Paulo
  • Lauzane Paulista
  • Mandaqui
  • Santana
  • Tremembé
  • Tucuruvi
  • Vila Guilherme
  • Vila Gustavo
  • Vila Maria
  • Vila Medeiros
  • Água Branca
  • Bairro do Limão
  • Barra Funda
  • Alto da Lapa
  • Alto de Pinheiros
  • Butantã
  • Freguesia do Ó
  • Jaguaré
  • Jaraguá
  • Jardim Bonfiglioli
  • Lapa
  • Pacaembú
  • Perdizes
  • Perús
  • Pinheiros
  • Pirituba
  • Raposo Tavares
  • Rio Pequeno
  • São Domingos
  • Sumaré
  • Vila Leopoldina
  • Vila Sonia
  • Aeroporto
  • Água Funda
  • Brooklin
  • Campo Belo
  • Campo Grande
  • Campo Limpo
  • Capão Redondo
  • Cidade Ademar
  • Cidade Dutra
  • Cidade Jardim
  • Grajaú
  • Ibirapuera
  • Interlagos
  • Ipiranga
  • Itaim Bibi
  • Jabaquara
  • Jardim Ângela
  • Jardim América
  • Jardim Europa
  • Jardim Paulista
  • Jardim Paulistano
  • Jardim São Luiz
  • Jardins
  • Jockey Club
  • M'Boi Mirim
  • Moema
  • Morumbi
  • Parelheiros
  • Pedreira
  • Sacomã
  • Santo Amaro
  • Saúde
  • Socorro
  • Vila Andrade
  • Vila Mariana
  • Água Rasa
  • Anália Franco
  • Aricanduva
  • Artur Alvim
  • Belém
  • Cidade Patriarca
  • Cidade Tiradentes
  • Engenheiro Goulart
  • Ermelino Matarazzo
  • Guianazes
  • Itaim Paulista
  • Itaquera
  • Jardim Iguatemi
  • José Bonifácio
  • Moóca
  • Parque do Carmo
  • Parque São Lucas
  • Parque São Rafael
  • Penha
  • Ponte Rasa
  • São Mateus
  • São Miguel Paulista
  • Sapopemba
  • Tatuapé
  • Vila Carrão
  • Vila Curuçá
  • Vila Esperança
  • Vila Formosa
  • Vila Matilde
  • Vila Prudente
  • São Caetano do sul
  • São Bernardo do Campo
  • Santo André
  • Diadema
  • Guarulhos
  • Suzano
  • Ribeirão Pires
  • Mauá
  • Embu
  • Embu Guaçú
  • Embu das Artes
  • Itapecerica da Serra
  • Osasco
  • Barueri
  • Jandira
  • Cotia
  • Itapevi
  • Santana de Parnaíba
  • Caierias
  • Franco da Rocha
  • Taboão da Serra
  • Cajamar
  • Arujá
  • Alphaville
  • Mairiporã
  • ABC
  • ABCD
  • Bertioga
  • Cananéia
  • Caraguatatuba
  • Cubatão
  • Guarujá
  • Ilha Comprida
  • Iguape
  • Ilhabela
  • Itanhaém
  • Mongaguá
  • Riviera de São Lourenço
  • Santos
  • São Vicente
  • Praia Grande
  • Ubatuba
  • São Sebastião
  • Peruíbe